segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Democracia?

Se quisermos ser correctos a Rússia é mais democrática do que os EUA. Na Federação Russa o Presidente é eleito directamente por voto popular tendo de obter mais de 50% dos votos expressos para ser eleito, caso nenhum candidato ultrapasse os 50% há lugar a uma segunda volta entre os dois candidatos mais votados. Nos EUA os eleitores apesar de em muitos Estados o boletim de voto ter o nome dos candidatos estes não votam directamente no Presidente.

Num país que deseja tanto espalhar a democracia pelo mundo é curioso ver que na eleição mais importante do país utilize um sistema que na minha modesta opinião nada tem de democrático, pois permite que um candidato menos votado possa ser eleito.

O sistema de colégio eleitoral fez com que em algumas ocasiões o candidato mais votado não alcançasse a Presidência.

Na eleição presidencial de 1876, o candidato democrata Samuel J. Tilden obteve 51% dos votos contra os 47,9% do candidato republicano Rutherford B. Hayes, mas perdeu no colégio eleitoral por 184-185.

Apenas 12 anos mais tarde, o Presidente democrata Grover Cleveland perdeu a sua reeleição para Benjamin Harrison no colégio eleitoral por um esclarecedor 233-168, mas tinha obtido 48.6% face aos 47.8% de Harrison. Quatro anos mais tarde Cleveland seria eleito novamente Presidente tornando-se no único Presidente dos EUA a conseguir dois mandatos não consecutivos, e também a ser o único Presidente não republicano entre 1860 e 1912.

O caso mais recente ocorreu em 2000, o candidato democrata Al Gore obteve 48.4% dos votos enquanto o seu adversário republicano George W. Bush chegou apenas aos 47.9%, mas Bush venceu as eleições com 271 votos no colégio eleitoral. A eleição ficou marcada pelos problemas registados no Estado da Florida onde o candidato foi declarado vencedor por 537 votos ficando assim o partido republicano com os 25 representantes no colégio eleitoral.

Nas três ocasiões os democratas perderam a Casa Branca para os republicanos. Mas é importante referir que até 1912 o Partido Republicano era o partido mais liberal dos EUA, porém o Partido Democrata passou a situar-se à esquerda do Republicano desde então. Tal situação provocou uma inversão nos EUA, o Partido Republicano que não tinha expressão no Sul e no Interior começou gradualmente a controlar politicamente estas regiões, por seu turno o Partido Democrata que dominava no Sul e no Interior deslocou a sua base de apoio para o Norte e para o Litoral norte-americano.

Clique na imagem:

Free Image Hosting at www.ImageShack.us


Sem comentários: